Curiosidades Sobre Vidro

O que é o vidro?

O vidro é um material com muita história. Estima-se que exista há ao menos 4.000 anos A.C. É uma substância homogênea e inorgânica, obtida a partir de um resfriamento de uma massa à base de sílica, presente na areia, além de carbonato de sódio e calcário. Suas qualidades e vantagens são diversas, entre as quais: o fato de ser não poroso, durável e um excelente e eficiente isolador térmico e/ou acústico.

O vidro é uma substância de procedência mineral, uma mistura única e sem forma obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. As suas principais características são a transparência, resistência e reciclabilidade. O que o difere de outros materiais é o fato de não ser poroso e absorvente.

O vidro é um ótimo isolador de eletricidade, tem baixos índices de dilatação e condutividade térmica, e suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm². A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão daí sua reciclabilidade. Para a fabricação dos vidros coloridos acrescenta-se corante à composição, entre eles o Selênio (Se), o óxido de Ferro (Fe2 O3) e o Cobalto (Co3 O4).

 

Reciclabilidade do vidro

A reciclagem do vidro é outro ponto interessante. Ele pode ser infinitamente reaproveitado e para se ter uma ideia, consegue se manter intacto no meio ambiente por até 10 mil anos, com perdas mínimas, o que possibilita um aproveitamento de até 100%.

 

O que é beneficiamento de vidros?

O beneficiamento de vidros é um trabalho que é realizado para que o uso do vidro seja feito da melhor maneira. A lapidação é uma das formas de beneficiamento, a partir dela a superfície do material fica lisa, conferindo um acabamento muito mais bonito às bordas. Furos e recortes também são exemplos.

 

Transformação de vidros

A transformação consiste em tornar um vidro comum em um especial. Um exemplo de vidro transformado é o temperado, que é cinco vezes mais resistente, comparado a um normal. A laminação também é uma forma. Um vidro laminado possui em sua composição um tipo de plástico (PVB – polivinil butiral) que, em caso de quebra do vidro, não deixa os cacos se soltarem, evitando cortes ou machucados para as pessoas e mantendo o local indevassável. Outro tipo é o vidro blindado, um laminado múltiplo, que confere mais segurança contra balas e projéteis. O vidro esmaltado também faz parte dessa seleção. É quando há a pintura do vidro em cores diversas. Após a inclusão da tinta, é levado ao forno, unindo o tom ao produto.

 

Como limpar o vidro? 

O ideal é usar esponjas macias e panos de algodão que não soltem nenhum tipo de fiapo para dar início à limpeza. Limpa-vidros e desengordurante neutro também podem ser aliados. O ideal é sempre procurar produtos de qualidade e próprios para a manutenção, para evitar manchas e outros transtornos que comprometam a aparência do vidro.


Vidro Forte - Comércio de Vidros, Persianas e Papéis de Parede
Copyright © 2020 - Todos os Direitos Reservados
Contato: (38) 3753-1398 | 99948-1398
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Website Desenvolvido por: